Discreta

2010

Adnet Música/ Biscoito Fino

A cantora e violonista mostra suas composições e arranjos neste disco, que conta com participações especiais de Roberta Sá, Marcelo Adnet e João Cavalcanti. Produzido em parceria com o seu pai, o violonista, compositor e maestro carioca Mario Adnet, o CD chegou às lojas de todo o país em fevereiro de 2010 e o lançamento aconteceu em shows no Centro Cultural Carioca, Modern Sound, Teatro Solar de Botafogo, Sergio Porto, Lapinha e Teatro Café Pequeno (RJ), e ainda em Porto Alegre (no projeto Santander Cultural) e em São Paulo (no projeto Prata da Casa, do SESC Pompeia).

Gravado entre 2008 e 2009, o disco mostra as muitas virtudes musicais de Antonia. Das doze faixas do álbum, sete são próprias e inéditas, como: Um dia quem sabe, Primeiro choro, Bom assim, Tema de Outono e Discreta (parceria com João Cavalcanti; participação especial de Roberta Sá).

Entre as inéditas, o choro Vitrine, uma raridade do maestro Moacir Santos da década de 40, e Pessoas incríveis, de Mario Adnet e Bernardo Vilhena – esta com participação do primo humorista Marcelo Adnet. O disco traz também Carnavalzinho (Lisa Ono e Mario Adnet), Salineiras (Pedro Mann) e Quero um xamego (Dominguinhos e Anastacia). Esta última com a participação especial de João Cavalcanti.

Discreta Ousadia
Roberta Sá

Conheci Antonia em 2003, quando fazia pesquisa de repertório para o meu primeiro disco. O produtor, Rodrigo Campello, sugeriu que eu procurasse seu cunhado, o arranjador e compositor Mario Adnet, para me ajudar nessa busca. Marcamos um café, que virou um suco de morango com abacaxi, e mais tarde uma macarronada, já que ficamos das 14h às 20h trocando ideias, ouvindo canções e reconhecendo afinidades. Sentei à mesa para jantar com a família e logo vi que dali nasceria uma amizade e parcerias eternas. Primeiro porque a comida da Pimpim (Mariza Adnet) é sensacional. Segundo, porque percebi que essa família respira, exala, compartilha, toca, faz e só pensa em música. Brasileira!

Meses depois, já com Braseiro lançado, Rodrigo me disse que precisaria de um substituto para seguir comigo na estrada, caso ele não pudesse comparecer a algum show. Com apenas um ensaio, sua sobrinha e afilhada Antonia Campello Adnet se integrou à banda com uma calma de quem sempre esteve ali. E sempre esteve mesmo. Ela começou nos palcos tão cedo que não se lembra da sua vida antes do violão.

A partir daí, nossa história profissional segue lado a lado e até se confunde um pouco. Viajamos o Brasil e o mundo e aprendemos juntas os prazeres e dificuldades da estrada, a beleza e os percalços da profissão que abraçamos.

Sim, ela tem a segurança de quem nasceu nesse berço de ouro da música brasileira. Mas, agora, chegou a hora de fazer um voo solo e rasante.

No seu primeiro e corajoso disco, Discreta, Antonia Adnet se lança no ar e no mercado de uma vez só, como produtora, arranjadora, compositora, cantora e violonista. Não conheço nenhuma outra artista tão jovem que domine tantos talentos.

A discrição está no nome do álbum e nos gestos de Antonia. Mas o resultado é um disco extremamente ousado, porque, enquanto outros aumentam cada vez mais o volume em prol de entretenimento, Antonia sugere a delicadeza. Sua proposta é recuperar os sentidos, reaprender a ouvir. Sua música é brasileira e atual, contemporânea, sem aditivos ou agrotóxicos. É música pura e rara, assim como a moça linda que estampa a capa.

Compre aqui o CD

produzido por Antonia e Mario Adnet
coordenação e direção de produção Mariza Adnet
assistência musical Joana Adnet
projeto gráfico Ana Cristina Agra e Pedro Machado
ilustrações Duda Moraes
fotografia Alexandre Sant’Anna
fotografia (gravações) Branca Mattos, Natasha Gompers e Gabi Carrera
engenheiros de gravação Duda Mello, Guthenberg Pereira, Renato Alscher, Rodrigo Campello e Eber Pinheiro
assistente (estúdios Mega) Leo Ribeiro
edição de vozes Gabriel Martau
gravado nos estúdios Mega, Corredor 5, MiniStereo e Lobo Mao, no Rio de Janeiro
mixado por Duda Mello no estúdio Lobo Mao, Rio de Janeiro
masterizado por Carlos Freitas no estúdio Classic Master, São Paulo