Tem + Boogie Woogie no Samba

2015

Adnet Música/ Biscoito Fino

Tem + Boogie Woogie no Samba mostra o samba crítico, bem humorado e temperado com cadências jazzísticas, que se fez a partir do final dos anos trinta até a metade da década de 50, cuja inspiração foi a “política da boa vizinhança” americana, criada por Roosevelt. 

Com arranjos e direção musical do pai Mario Adnet e da própria Antonia, as composições de Haroldo Barbosa, Geraldo Jaques, Wilson Baptista, Janet de Almeida, Denis Brean e Pedro Caetano (entre outros) ganham um novo brilho e reforçam seu sotaque carioca, com a contribuição de um time de músicos de primeira linha: Rodrigo Campello, Marcos Nimrichter, Marcelo Caldi, Jorge Helder, Antonio Neves, Armando Marçal, Aquiles Moraes, Everson Moraes e Eduardo Neves. 

As participações especiais foram pensadas de acordo com as músicas e suas histórias: Roberta Sá em O que é que tem?, Alfredo Del-Penho em Pra que discutir com madame, João Cavalcanti em Joãozinho boa pinta, Pedro Miranda em Bahiana no Harlem e Pedro Paulo Malta em Cadê a Jane?, além de Mario e Chico Adnet, que compuseram o samba “falso antigo” Astronauta no asfalto e interpretaram Adeus América.

A pesquisa de repertório foi feita originalmente por Alfredo Del-Penho e Mario Adnet para o primeiro projeto sobre este tema: Samba Meets Boogie Woogie (Adventure Music), lançado apenas nos EUA e Canadá em 2008. Para este novo projeto tivemos também a contribuição de Rodrigo Alzuguir e Pedro Paulo Malta.

O Boogie Woogie é um subgênero dançante do Jazz e tomava conta das rádios brasileiras antes e depois da segunda guerra. O samba se dividia entre o ufanismo - tendo à frente “Aquarela do Brasil” - e uma fusão bem humorada e até cínica com o gênero americano. O auge dessa “política da boa vizinhança” no Brasil aconteceu com a visita de Walt Disney, a criação do Zé Carioca e o sucesso de Carmem Miranda nos EUA.

Compre aqui o CD

Gravado nos estúdios Biscoito Fino e Visom Digital / Dezembro de 2014

Produzido por Antonia Adnet e Mario Adnet

Arranjos e direção musical Mario Adnet e Antonia Adnet 
Coordenação e produção executiva Mariza Adnet 
Pesquisa de repertório Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta, Rodrigo Alzuguir e Mario Adnet 
Engenheiro de gravação e mixagem Gabriel Pinheiro - Realejo Digital
Assistente João Thiré  
Supervisão técnica Visom Digital Ricardo Dias
Assistentes Visom Digital Victor Portes e Julio Cesar
Engenheiro de masterização Luiz Tornaghi - Batmastersom 
Projeto gráfico Elianne Jobim e Renata Ratto 
Fotografia da capa Alexandre Sant'Anna 
Fotografias em estúdio Nelson Faria e Branca Mattos 
Fotografia Mario Adnet contracapa Leonardo Aversa